Boas vindas

segunda-feira, 2 de julho de 2012

História do Colégio


Colégio Nossa Senhora das Graças das Irmãs do Sagrado Coração do Verbo Encarnado celebra 60 anos de sua Fundação em Cambará/PR.

   Nós Irmãs do Sagrado Coração do Verbo Encarnado, por meio deste breve histórico, expressamos a nossa gratidão a Deus pelos 60 anos de fundação de nosso colégio: “Nossa Senhora das Graças”. Celebramos também 60 anos de nossa vinda da Itália para o Brasil, residindo nesta cidade de Cambará (Diocese de Jacarezinho) sendo esta a primeira casa das Irmãs no Brasil.
Nosso colégio, nasceu de um desejo de Monsenhor João Belchior em ter um colégio católico na cidade de Cambará, pois sempre se preocupou com a formação cristã das familias e da sociedade. Ele mesmo iniciou na sacristia da igreja e em sua casa, o ensino a muitas crianças. Com muito sacrifício comprou uma chácara e durante muito tempo procurou uma congregação religiosa para levar em frente seu sonho.
   Em 1949 ficou muito doente e em 1950 foi acometido por uma grave moléstia cardíaca e vendo que a mesma fazia progresso e desejando sempre o colégio, passou a Mitra Diocesana o direito de propriedade da chácara para que o Bispo, em tempo oportuno, providenciasse a construção de um colégio católico, pensando estar assim assegurada a realização de seu tão grande desejo. Em uma tarde, na capela do hospital, volta-se confiante a Nossa Senhora das Graças e recorda-lhe seu desejo de construir um colégio sob sua invocação. promete-lhe que se recobrasse a saúde, viveria por esse ideal.
   A onipotência concede-lhe miraculosamente esse favor, tido como impossível por todos os médicos. E o Monsenhor recobra miraculosamente a saúde. A esta altura, D. Geraldo Sigaud encontrava-se em Roma e a pedido do Monsenhor procurava uma congregação religiosa que quisesse tornar realidade o colégio de Cambará. Encontrou a Congregação do Sagrado Coração do Verbo Encarnado cuja Superiora Geral Madre Clementina Talhareni ouviu complacente a exposição de D. Geraldo e se prontificou a tornar realidade o sonho de Monsenhor.
Depois de receber a noticia do bispo que tinha encontrado uma congregação para abrir uma escola católica em Cambará, Monsenhor ainda convalescente, sentiu-se reviver e depois de 02 anos sem conseguir fazer pregações, subiu ao púlpito e dirigiu-se ao povo com voz forte preparando-os para bem receber as irmãs. As irmãs chegaram a Cambará no dia 13 de dezembro de 1951.
   Hoje o Colégio Nossa senhora das Graças continua o seu trabalho atendendo alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio sempre dentro da filosofia religiosa de “Formar e Informar à Luz da Verdade na Caridade”.

Nenhum comentário: